No Ar

Bom Dia Liderança Com Jean Nunes

Home
  • Home
  • NOTÍCIAS
  • Após seis adiamentos, placa Mercosul passa a ser obrigatória em todo o país

Após seis adiamentos, placa Mercosul passa a ser obrigatória em todo o país

22 janeiro 2020 NOTÍCIAS


Entra em vigor a partir do próximo dia 31 deste mês, a nova placa para veículos vinculados ao Mercosul, bloco composto pelos 12 países sul-americanos. O novo modelo estava previsto para entrar em vigor em janeiro de 2016, mas a mudança foi adiada por seis vezes. O modelo entra em uso com menos componentes de segurança que o previsto, mas com valor bem mais em conta do que a versão inicial.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.
A  placa apresenta o padrão com 4 letras e 3 números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com 3 letras e 4 números. Também muda a cor de fundo que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa.

 

Fonte: oglobo


Compartilhar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *